COPA SANTA CATARINA 2021
Vem aí a 19ª edição da Copa Santa Catarina de Futsal, um dos mais tradicionais campeonatos do nosso estado.
Criada em 2002, tornou-se o campeonato mais democrático de SC ao reunir equipes de todas as regiões, além de ser uma grande vitrine para novos atletas.
As disputas serão de setembro a dezembro, com jogos emocionantes do início ao fim. E não é para menos, o campeão garantirá vaga na Copa do Brasil 2022, além de medir forças contra o campeão catarinense pela Recopa SC, em jogo transmitido para todo o Brasil pela BandSports.
A disputa será regionalizada, com a fase final em sede única, na Arena Brusque, garantindo assim uma redução de custos para as equipes. “A Copa SC é a porta de entrada para a elite do nosso futsal e neste ano virá com uma nova proposta. Já temos 7 equipes confirmadas e 10 em tratativas”, afirmou Márcio Leandro D’Ávila, Presidente da FCFS.
HISTÓRICO
A primeira edição foi conquistada pelo Jaraguá, em 2002, numa final contra o Anjo Química. A disputa é marcada pelo equilíbrio, tendo 13 campeões diferentes.
O atual detentor do título é a equipe do São Francisco Futsal, que conquistou o bicampeonato em 2018 e 2019. Em 2020, a Copa SC não foi disputada devido à pandemia.
REPOSICIONAMENTO
A Federação Catarinense de Futebol de Salão (FCFS) tem trabalhado para fortalecer todos os seus campeonatos, melhorando a estrutura, visibilidade e atendimento às equipes.
A Copa SC tem um papel muito importante para garantir um calendário mais completo às equipes que disputam o Campeonato Catarinense Série Ouro e que não estão na Liga Nacional, além de permitir que novas equipes possam compor as disputas oficiais no estado.
Acreditamos que o intercâmbio permite não somente revelar novos atletas, como fortalecer as equipes regionalmente, possibilitando ganhar maturidade para uma futura disputa da "Série Ouro, Prata e até sonhar com a Liga Nacional".
Por isso, a FCFS adotará as seguintes medidas para viabilizar e fortalecer a Copa SC:
- Disputa regionalizada em sua primeira fase para reduzir custos com deslocamento.
- Fase final em sede única, na Arena Brusque, com alojamento garantido.
- Equipes da LNF poderão jogar somente com atletas sub-20, permitindo assim mais equilíbrio na disputa.
- Transmissão da final, com possibilidade de mais jogos.
- Redução das taxas federativas
FÓRMULA DE DISPUTA
O objetivo é reunir grupos de 4 equipes, com jogos em turno e returno, garantindo assim o mínimo de 6 jogos para cada equipe.
Os grupos serão formados por critérios regionais assim divididos: Norte Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Sul Catarinense, Serrana e Oeste Catarinense.
A fase final será disputada na Arena Brusque, com disputa de semifinal e final, e alojamento garantido.
EQUIPES JÁ CONFIRMADAS
Floripa Futsal
São José
Armazém
São Ludgero
Criciúma
São Lourenço
Curitinanos
Acompanhe as novidades nos canais oficiais da FCFS.