Pela primeira vez, Catarinense de Futsal tem quarteto de arbitragem feminino

11/06/2024 - Situação: Publicado
Pela primeira vez, Catarinense de Futsal tem quarteto de arbitragem feminino

O futsal catarinense viveu um momento histórico nesta segunda-feira (10 de junho). Pela primeira vez, um quarteto de arbitragem formado só por mulheres comandou uma partida válida pelo Campeonato Catarinense Série Ouro. O marco ocorreu no jogo entre JEC Krona e São Francisco. O duelo foi liderado pelas árbitras Anelize Schulz e Roseliane Tibes, além da anotadora Sandra Regina, e da cronometrista Ana Beatriz. 

A decisão de escalar um quarteto de arbitragem totalmente feminino em quadra não foi apenas simbólica, mas também um reconhecimento do talento, da competência das profissionais e o momento no qual as mulheres vivem no esporte. Este avanço reflete o compromisso da Federação Catarinense de Futebol de Salão com a igualdade de gênero e com a promoção de oportunidades dentro da modalidade. 

“A valorização do futsal feminino foi uma das bandeiras da nossa campanha ‘Novo Futsal Catarinense’. Dentro desse contexto também está inserida a arbitragem. Hoje, o estado possui uma das melhores árbitras do mundo no futsal, a Anelize. Também temos várias outras qualificadíssimas, como a Rose. É um momento importante, ter esse reconhecimento, essa valorização e mostrar que com a qualificação delas podem comandar qualquer jogo e em qualquer modalidade ou categoria”, explica o vice-presidente da FCFS e diretor de Arbitragem, André Luiz Dalpiaz.

O jogo histórico aconteceu um dia após a árbitra FIFA, Anelize Schultz, ter sido indicado para o prêmio de melhor do mundo pelo Futsal Planet, umas das mais importantes premiações da modalidade.

“Muito importante estar participando desse momento. Agradecer à Federação Catarinense por dar esse passo importante para arbitragem feminina A arbitragem é questão de capacidade e não de gênero. Que possamos ter cada vez mais mulheres ganhando seus espaços nas quadras”, comentou Anelize.

A partida

Em um duelo quente e muito movimentado na Centreventos Cau Hansen, válido pela 4ª rodada do estadual, o JEC levou a melhor e venceu o São Francisco por 3 a 1. Fernando, Roni e Pedro (contra) marcaram os gols da vitória do tricolor. Pelo lado do São Francisco, Kaio diminuiu. Com o triunfo, o JEC foi a seis pontos, ultrapassou o adversário que possui quatro e assumiu a 3ª colocação da tabela.

Foto: Richard Ferrari