Na tarde de hoje o Governo Estadual publicou a portaria 754, via Secretaria de Estado da Saúde, que permite o retorno de jogos e treinos de futsal promovidos pela Federação Catarinense de Futebol de Salão. A retomada deve respeitar a matriz de risco potencial, ficando vetado o retorno apenas nas regiões que se enquadrarem no risco gravíssimo (cor vermelha). No momento, nenhuma região dos estado está nessa situação.
O presidente da Federação Catarinense de Futsal, Márcio Leandro D’Ávila, juntamente com a diretoria, estiveram reunidos ontem na Secretaria de Estado de Saúde, com o Secretário André Motta Ribeiro e Raquel Bittencourt, da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, visando a liberação dos jogos do futsal.
Visando manter a segurança e a prevenção de aglomerações, o público continua proibido, tanto nos jogos, quanto nos treinos, sendo vedada também a permanência de torcedores nas áreas externas ou entorno do local do evento. Todas as regras seguem o padrão da Portaria SES nº 703, que dispõe sobre a definição de critérios para a retomada dos eventos e competições esportivas organizados pela iniciativa privada e pela Fundação Catarinense de Esporte. A exceção fica pelo Art. 3 caput, inciso II, que não prevê a retomada nas regiões de risco grave (cor laranja).
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, a autorização se dá a partir da avaliação atual da matriz de risco epidemiológico do Estado: “Entendemos que se faz necessária uma retomada gradual das atividades sociais. Porém, é importante que se tenha consciência que os cuidados devem permanecer, o vírus ainda está presente e devemos estar atentos”.
A responsabilidade pela fiscalização do cumprimento das regras está a cargo da Vigilância Sanitária municipal e das Forças de Segurança.
Confira a portaria na íntegra: https://cutt.ly/tfNRTKw
Fonte: Assessoria de Comunicação / Secretaria de Estado da Saúde - SES