Futsal catarinense se despede do ídolo Tiago: “Meu auge foi em Santa Catarina”

15/12/2024 - Situação: Publicado
Futsal catarinense se despede do ídolo Tiago: “Meu auge foi em Santa Catarina”

Goleiro do Jaraguá inicia neste domingo (15) a sequência de últimos jogos nas finais da LNF e do Estadual

Há três meses, o goleiro Tiago Marinho anunciou que se despediria das quadras ao final da temporada de 2024. Nascido em São Paulo, o ídolo do Jaraguá Futsal sempre demonstrou um carinho especial por Santa Catarina, estado onde atuou durante grande parte da carreira e que agora escolheu para viver após a aposentadoria.

Aos 43 anos, Tiago deixa um legado expressivo no futsal brasileiro. Ao longo de sua trajetória, o goleiro defendeu as cores de grandes equipes de Santa Catarina, como o Jaraguá e o Joinville, duas das maiores equipes do estado e do país, além de serem arquirrivais, conquistando títulos que o consagraram como um dos melhores da história da modalidade. 

Atuando no estado entre 2006 e 2010, 2012 e 2013, e de 2022 até 2024, ele ergueu 5 títulos estaduais, foi tricampeão da Liga Nacional de Futsal, tetracampeão da Superliga, tetracampeão sul-americano, tetracampeão da Libertadores e recopa catarinense. Pela seleção brasileira, venceu 4 Grand Prix, 2 Copas do Mundo, além de uma Copa América e um Pan-Americano.

Além dos títulos coletivos, Tiago também acumulou prêmios individuais, sendo eleito o melhor goleiro do mundo em 2007 pelo Futsal Planet, o melhor goleiro da Copa do Mundo FIFA 2008 (Luva de Ouro) e o terceiro melhor jogador do mundial daquele ano (Bola de Bronze).
Tiago considera Santa Catarina um dos capítulos mais importantes de sua carreira. "Santa Catarina ficou marcado como um auge da minha carreira, por isso a importância desse estado”, comentou ele, destacando que conquistou suas duas Copas do Mundo atuando por clubes catarinenses. Destacando a força do campeonato estadual catarinense, um dos mais tradicionais e prestigiados do país.

Questionado sobre a decisão de encerrar a carreira em Santa Catarina, Tiago mencionou a qualidade de vida que o estado oferece e o carinho que sempre recebeu dos catarinenses. “A qualidade de vida e o estado ter me abraçado de uma forma impressionante me fizeram escolher Santa Catarina para encerrar essa etapa. Agora, no pós-carreira, quero retribuir um pouco de tudo o que esse lugar me proporcionou."
Sobre os planos para o futuro, Tiago pretende continuar ligado ao esporte, mas em uma área estratégica. Ele vislumbra atuar em funções de planejamento, marketing, captação de patrocínios e desenvolvimento de negócios. Fora do futsal, revelou também interesse no mercado imobiliário. O goleiro vem se preparando para ser corretor de imóveis, e admite que usará o bom relacionamento e o networking construído ao longo da carreira, como aliado na nova função.

Antes de pendurar as luvas, porém, o goleiro mantém a ambição de conquistar mais títulos. “Ainda temos duas competições importantes pela frente. Meu sonho seria conquistar esses dois campeonatos para encerrar minha carreira em alta aqui no Jaraguá Futsal. Os dois campeonatos mais importantes da minha vida são os que estão por vir”, afirmou o goleiro.

Agora restam apenas duas partidas até a aposentadoria do ídolo, a final da LNF no domingo, 15, diante do Praia Clube, em Carlos Barbosa, e o jogo derradeiro será em solo catarinense, dia 21, na final da Série Ouro Catarinense, diante do JEC.
Tiago busca o sexto troféu catarinense e o quarto da LNF.

A despedida de Tiago será um marco para o futsal catarinense e brasileiro, e sua presença em quadra certamente deixará saudades entre os torcedores. 

A Federação Catarinense de Futsal agradece ao ídolo pelos trabalhos prestados e por elevar ainda mais o esporte no Estado. Tiago Marinho sempre será um dos principais operários em nossa imensa fábrica de craques.


Foto: Reprodução internet