Profissionais do Jaraguá e craques nascidos no Estado estão na lista do técnico da Seleção Brasileira, Marquinhos Xavier
A Seleção Brasileira de Futsal foi convocada para a Copa do Mundo FIFA na última quinta-feira (18). O técnico Marquinhos Xavier convocou três profissionais do Jaraguá para a delegação brasileira: ala Marcênio (foto), o preparador físico João Romano e o preparador de goleiros Fred Antunes.
Além do trio de destaque no clube catarinense, outros cinco jogadores nascidos no Estado fazem parte do grupo de 15 atletas chamado por Xavier. Pito e Ferrão, os dois últimos atletas eleitos como os melhores do mundo na modalidade, os goleiros Roncaglio e Willian, e o ala Dyego Zuffo, atleta do Barcelona.
A Copa do Mundo FIFA de Futsal acontecerá nos dias 14 de setembro a 6 de outubro, no Uzbequistão. Em busca do hexacampeonato, o Brasil está no Grupo B, ao lado de Cuba, Croácia e Tailândia. A preparação brasileira terá início no dia 10 de agosto, em Nova Friburgo, região serrana no Rio de Janeiro, e a viagem ao país asiático será no dia 2 de setembro. Por lá, a Amarelinha fará dois amistosos com a seleção local antes do torneio.
A seleção brasileira é pentacampeã mundial de futsal (1989, 1992, 1996, 2008 e 2012) e detém o recorde de conquistas da modalidade. A Espanha vem em segundo, com dois títulos (2000 e 2004), enquanto Argentina (2016) e Portugal (2021) completam a lista de campeões. A última edição da competição aconteceria em 2020, mas foi adiada em um ano por conta da Covid-19.
O Brasil conquistou ainda outros dois títulos mundiais de futsal (1982 e 1985) antes da Fifa assumir o torneio, em 1989. A entidade máxima do futebol, porém, não reconhece as conquistas dos tempos da Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa).
A Federação Catarinense de Futebol de Salão se orgulha em ver o futsal do Estado representado na competição mais importante do mundo para a modalidade e parabeniza os profissionais pela convocação.
Foto: Christian Rizzi / Mundo do Futsal