A catarinense e árbitra FIFA, Anelize Meire Schulz, está entre os melhores profissionais de arbitragem do futsal mundial. É o que afirma o Futsal Planet. Neste domingo, 9 de junho, o veículo que realiza a premiação mundial dos melhores profissionais da modalidade anunciou a indicação de Anelize em lista com mais nove árbitros entre homens e mulheres. O vencedor será conhecido no próximo dia 15 de junho.
Natural de Jaraguá do Sul, Ane ingressou na arbitragem em 2008, quatro anos mais tarde, entrou no quadro da CBFS e desde 2018 leva o escudo da FIFA no peito. Sobre o prêmio, a árbitra comentou sobre a felicidade de estar no top 10 da arbitragem. “O sentimento é de reconhecimento. Sobre resultado, não me acho melhor que ninguém, mas procuro ser melhor que eu mesma a cada dia”, explica.
Ane revelou também de onde surgiu o amor pela modalidade. “Fui atleta durante 10 anos em Blumenau. A paixão pelo futsal surgiu quando estudava na 5ª série e representava o colégio Homago em competições escolares. Quando encerrei minha carreira como atleta, acabei sentindo falta do meio esportivo e resolvi fazer um curso de arbitragem de Futsal para me reaproximar da modalidade”, relata.
A árbitra internacional contou um pouco sobre a trajetória na arbitragem até alcançar o quadro da FIFA. “Em 2008, fiz um curso de arbitragem promovido pela Liga Blumenauense de Futsal e passei a fazer parte do quadro de árbitros da LBFS. Em 2011 ingressei como arbitra na FCFS. Posteriormente indicada a CBFS e FIFA. O fato de ter encerrado cedo a carreira como atleta, me proporcionou construir uma carreira como arbitra internacional”, ressalta.
Ane comenta que acredita que era para ser desta maneira sua carreira e está muito feliz com os frutos que vêm colhendo. “Hoje me sinto realizada representando o meu país atuando como arbitra de futsal. Gratidão a todos aqueles que de alguma forma e maneira contribuíram para a realização deste sonho”, finaliza.
A FCFS exalta o trabalho de Anelize e torce para que a árbitra seja eleita a melhor do mundo. A conquista individual merecida representará o trabalho competente de todos os profissionais de arbitragem de Santa Catarina. Parabéns, Anelize!